Durante visita, senadores Randolfe e Davi garantem apoio a Laranjal do Jari

Senadores Randolfe e Davi ao lado do prefeito de Laranjal do Jari declaram apoio ao município

Os senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) cumpriram neste sábado (10), agenda institucional em Laranjal do Jari, terceiro maior município do Amapá. Na ocasião, os congressistas visitaram e dialogaram com o prefeito Marcio Serrão (PRB), vice-prefeito João Tadeu (PRP) e vereadores da cidade, para identificar as principais dificuldades locais. Dessa forma, os parlamentares visam formular soluções possíveis para benefício da população jarilense, com apoio de seus mandatos.

A reunião na Prefeitura da cidade contou com a presença de secretários municipais. Durante a visita, os congressistas assistiram a um vídeo institucional com o resumo das ações da atual gestão. Ainda no encontro, Randolfe anunciou a transposição de servidores, de sua relatoria, aprovada em primeiro turno na Câmara de Deputados, na semana passada, e que deverá passar por aprovação nesta semana naquela casa legislativa.

“Todos os servidores dos municípios do Amapá, de 1988 a 1993, têm o vínculo reconhecido e o direito assegurado de serem transpostos para o quadro da União”, ressaltou o senador. A notícia foi comemorada por funcionários da prefeitura de Laranal do Jari.

Na sequencia, os parlamentares participaram de um encontro com os vereadores locais na Câmara Municipal, com a presença da sociedade civil e imprensa.

Nas duas agendas foram listadas demandas como reforma de passarelas, a instalação de um Centro de Tratamento Intensivo (UTI) no hospital da cidade e a atualização dos valores do Fundo de Manutenção Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Laranjal do Jari tem 60 mil habitantes e, acordo com o prefeito, a gestão passada não informou o índice correto para o recebimento do Fundeb, o que onera as ações na educação da cidade.

“Solicitaremos ao Ministério da Educação para refazer os cálculos do FUNDEB e esses cálculos serem de acordo com o percentual e com o verdadeiro número de crianças que tem em Laranjal do Jari. Nesta terça-feira (13) o prefeito Márcio Serrão estará conosco e no que depender de nós iremos sensibilizar as autoridades de Brasília (DF) para essa necessidade e para esse quadro”, garantiu o senador Randolfe Rodrigues.

Por sua vez, o senador Davi informou que em 60 dias, por conta de uma articulação sua e do senador Randolfe, Macapá e Laranjal do Jari receberão uma doação em madeira de lei para a construção e reformas de passarelas. Segundo o congressista, serão 5 mil metros cúbicos doados pela Norte Energia S.A., empresa que atua no estado do Pará. Conforme, a prefeitura de Macapá pagará o transporte da carga via balsa.

O Senador Randolfe destacou que, somente em 2017, destinou R$ 1,5 milhão de emenda para a saúde de Laranjal do Jari. Falou ainda que debaterá com o Governo do Estado sobre a UTI para o hospital da cidade.

“Queremos discutir com o Estado as emendas para a saúde para o ano que vem. Acho um absurdo que um município com 60 mil habitantes, em uma região que tem um hospital que atende quase 150 mil pessoas, não tenha uma UTI”, salientou Randolfe. .

O prefeito da cidade agradeceu o apoio dos senadores.

“Agradeço o apoio dado por Randolfe e Davi para a minha administração, pois as emendas dos dois senadores foi e é fundamental para avançarmos no campo administrativo e social em Laranjal do Jari”, frisou o prefeito Márcio Serrão.

Senador Randolfe ao lado do Senador Davi Alcolumbre discursa para moradores de Laranjal do Jari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *