Valorização: Povo de Macapá recebe a praça Veiga Cabral reformada

Randolfe Rodrigues na inauguração da Praça Veiga Cabral, em Macapá, Amapá

Com uma programação voltada para a família, o Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) participou da entrega da revitalização da Praça Veiga Cabral, na última sexta-feira (24). A obra foi realizada pela Prefeitura de Macapá , com emenda alocada pelo Senador no valor de R$400 mil, no total a obra custou R$422.617,14. A programação contou com a participação da banda de música do 34º Batalhão de Infantaria e Selva Veiga Cabral, deputado estadual Paulo Lemos; vereadores Nelson Souza e Antonio Grilo; moradores pioneiros, como o ex-deputado estadual Jarbas Gato, o professor Carlos Nilson Costa, que projetou a Praça, e o jornalista Jota Ney; e representantes do Instituto Memorial Amapá.

O Senado destacou o valor histórico da praça. “Foi aqui, há 260 anos, que o povo viu a história da cidade se erguer. Ao longo desses anos, esse povo viu se constituir uma cidade em torno dessa praça, que leva o nome de Veiga Cabral em referência a Francisco Xavier da Veiga Cabral. Ele constituiu um dos momentos mais heroicos do povo desta terra. Precisamos valorizar a nossa história para não perder nossa identidade”, disse o Senado Randolfe .

O projeto contemplou a construção de novas calçadas, área de jogos para idosos, rampas de acesso a pessoas com deficiência, meio-fio, canteiros com arbustos, grama, além de uma galeria de artes arquitetada em homenagem ao mestre Trokkal e a restauração da pedra fundamental e da estátua de Cabralzinho, símbolo histórico da praça. A iluminação também foi totalmente resgatada.

Antiga praça Cabral da Veiga, em Macapá, Amapá

História da Praça Veiga Cabral

A Praça Veiga Cabral foi inaugurada como Praça São Sebastião, cenário para o lançamento da pedra fundamental da Igreja São José, em 1752. Foi a primeira praça da capital tucuju. A história das origens de Macapá está vinculada à defesa e à fortificação das fronteiras do Brasil Colônia, quando foi estabelecido um destacamento militar, criado em 1738. Vinte anos depois, dia 4 de fevereiro de 1758, na Praça São Sebastião, foi levantado o Pelourinho, na presença do capitão general do Estado Grão-Pará Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundando a Vila de São José de Macapá. Nas primeiras décadas do século XX, a praça era popularmente conhecida como Praça da Matriz, onde havia um coreto que recebia apresentações musicais das bandas da Guarda Territorial e do Mestre Oscar Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *