Os 10 Melhores Jogos de Ação para PlayStation 2

Fazer uma lista dos melhores jogos para PlayStation 2 é uma tarefa ingrata, dada a quantidade de clássicos eternos lançados ao longo da vida de um dos consoles mais bem-sucedidos da Sony. Quando se trata de jogos de ação, essa missão se torna ainda mais desafiadora, pois é nesse gênero que encontramos alguns dos títulos mais icônicos não apenas da trajetória do videogame, mas de toda a indústria.

Quem nunca ouviu falar de Resident Evil 4 ou God of War? Se você que ser considerado o melhor nerd, esses títulos certamente precisam estar na lista. Muitos receberam relançamentos e remakes que perpetuaram sua adoração. Snake Eater, lançado originalmente para PS2, é até hoje aclamado pelos fãs como um dos melhores jogos de todos os tempos.

10- Mercenaries: Playground of Destruction

    Este título de mundo aberto não foi tão popular na época de seu lançamento, apesar das boas críticas. Quem jogou lembra dos tiroteios e explosões em uma versão fictícia da Coreia do Norte, onde mercenários com alvos bem definidos não se alinhavam a governos ou facções.

    Desenvolvido pela Pandemic Studios, de Star Wars Battlefront, Mercenaries: Playground of Destruction oferecia jogabilidade não linear em um mundo aberto. O jogador podia escolher seus alvos e como agradar ou desagradar facções, refletindo-se na jogabilidade e nos ataques recebidos. Os membros-chave eram dispostos como cartas de baralho, e o jogador podia optar por explosões ou assassinatos furtivos. O jogo recebeu uma sequência, Mercenaries 2: World in Flames, enquanto planos para continuar a franquia foram abandonados após o fechamento do estúdio.

    9- Call of Duty 3

      O último game antes da revolução que transformaria a franquia ficaria marcado pela variedade de campanhas. Situado na Segunda Guerra Mundial, o jogador podia escolher entre as histórias de soldados americanos, britânicos, canadenses ou poloneses no fronte ocidental.

      Com 14 missões de história e modo multiplayer, Call of Duty 3 variava a campanha com objetivos não lineares e novos elementos de interação, como sequências de combate próximo e montagem de explosivos.

      8- Star Wars Battlefront 2

        Este jogo, ansiosamente aguardado pela comunidade, decepcionou quando retornou em 2015. Continuando a tradição da LucasArts, Star Wars Battlefront II nos colocava em confrontos no início do Império, focando nas memórias de um soldado do exército de clones.

        Além do solo, as batalhas podiam ocorrer no espaço, com modos multiplayer e objetivos especiais que adicionavam estratégia aos conflitos. Personagens clássicos de Star Wars estavam presentes, tornando-o um dos melhores jogos da série.

        7- Ratchet & Clank

          A franquia que se estendeu por gerações e chegou aos cinemas começou no PlayStation 2. Em 2002, a Insomniac Games lançou a série de jogos tridimensionais com múltiplas formas de enfrentar inimigos e enigmas, além de minigames variados.

          Ratchet & Clank mostra o encontro dos personagens-título tentando impedir os planos de Drek de criar um novo planeta à custa da destruição de outros. Com muitas armas e diálogos bem-humorados, o jogo atraiu usuários de todas as idades.

          6- Max Payne 2: The Fall of Max Payne

            A Remedy, hoje consagrada, começava a firmar sua base com a continuação de um dos shooters mais peculiares da época. Com influências de Matrix e cinema noir, Max Payne 2 continuava a saga de um protagonista atormentado por seu passado, enfrentando conspirações e traições.

            Publicado pela Rockstar, Max Payne 2 expandiu a jogabilidade com efeitos de bullet time e novos gráficos, oferecendo novas possibilidades de exploração.

            5- God of War 2

              Em mais uma sequência que superou as expectativas, o retorno de Kratos contra as divindades da mitologia grega elevou o nível. God of War II trouxe combates contra criaturas míticas e uma jogabilidade aprimorada, sendo considerado um dos melhores exemplos do subgênero hack and slash.

              4- Shadow of the Colossus

                Uma obra-prima de Fumito Ueda, Shadow of the Colossus nos levava a um mundo habitado por colossos e um poder misterioso. Sem diálogos, mas cheio de história, o jogo inovou ao focar nos combates contra chefes de fase. Com um remake disponível, a experiência é imperdível.

                3- Grand Theft Auto: San Andreas

                  O universo dos jogos de mundo aberto mudou para sempre com GTA: San Andreas. Ambientado nos anos 90, o jogo explorava versões fictícias de Los Angeles, Las Vegas e São Francisco, com foco na cultura da época e na guerra de gangues. San Andreas é frequentemente citado como o melhor da franquia.

                  2- Resident Evil 4

                    A história de Leon Kennedy no resgate à filha do presidente dos EUA é apenas o começo de um dos jogos de ação mais celebrados. Resident Evil 4, inicialmente exclusivo do Gamecube, se tornou um clássico no PS2, revolucionando a franquia e o mercado de games.

                    1- Metal Gear Solid 3: Snake Eater

                      Lançado em 2004, este jogo solidificou Big Boss como uma figura importante na espionagem. Com uma missão de resgate que se transforma em um conflito maior, Metal Gear Solid 3 é aclamado pela sua jogabilidade, história, personagens e um dos combates mais icônicos da história dos videogames.